fbpx
contato@institutoeidos.com.br

Vantagens do Excel frente a outros softwares de planilhas eletrônicas

15 jul 2020

Vantagens do Excel frente a outros softwares de planilhas eletrônicas

//
Comentários0

Entre os diversos programas de computador existentes, os softwares de criação de planilhas eletrônicas são dos mais importantes pelo papel principal que desempenham em muitos segmentos, sendo utilizados nas mais diferentes áreas, como em negócios, atividades escolares e até na organização de dados pessoais.

As planilhas eletrônicas foram criadas para substituir o uso apenas de papel ou de tabelas estáticas, estruturas que não geram cálculos de maneira dinâmica. Seu intuito é o de auxiliar em tarefas cotidianas, ajudando as pessoas a serem mais produtivas em suas atividades.

O primeiro software de planilhas eletrônicas para computadores foi o VisiCalc, lançado em 1979. Em 1985 foi lançado o Microsoft Excel, para a plataforma Macintosh, da empresa Apple. Na época, Steve Jobs encomendou o software para uma das primeiras gerações de computadores da empresa, nascendo assim esse épico programa.

Figura 1 – Imagem da primeira versão do software Excel
Fonte: Dalgleish (2020).

 Em 1987 foi lançada a primeira versão para ambiente Windows e, com o passar dos anos, o software sofreu uma grande evolução. Em 2018 a Microsoft lançou a versão 2019 (também chamada de versão 16.0) que é a mesma para quem tem o pacote Office 365, com uma interface muito moderna e recursos novos que aperfeiçoaram a forma de lidar com dados em planilhas.

Figura 2 – Versão 2019 do Excel
Fonte: Microsoft Excel (2020).

 Na atualidade, sem dúvidas, o Microsoft Excel é o principal software de planilhas eletrônicas para os sistemas operacionais Windows e MAC. Desde seu lançamento vem desempenhando um papel vital na execução de cálculos aritméticos baseados em fórmulas, além de outras atividades que podem exigir cálculos matemáticos e estatísticos.

Que tal aprender Excel de verdade? Temos um curso perfeito para você. Já aprovado por mais de 14 mil alunos matriculados. CLIQUE AQUI para saber mais.

Muitas empresas e instituições adotaram o uso do Microsoft Excel por causa de sua grande praticidade e da capacidade de servir, com um visual simples e diferentes funcionalidades em um único programa.

A importância do uso do Microsoft Excel pode ser vista nas diferentes formas de empregar o uso de planilhas, seja em departamentos de uma organização, seja para profissionais liberais acompanharem os dados de seus clientes ou, ainda, na criação de relatórios e dashboards com bastante apelo visual.

Outros programas de planilhas eletrônicas

Com o passar do tempo, mesmo o Excel dominando o mercado juntamente com os demais programas do pacote Office da Microsoft, foram surgindo programas concorrentes no uso de planilhas.

Uma das primeiras concorrências que surgiram foram os conhecidos softwares de escritório gratuitos OpenOffice. O OpenOffice foi lançado em 2012 como um open-source, ou seja, software livre, sem a cobrança de licenças e sem a necessidade de ser comprado para ser utilizado. Seu programa de planilhas se chama Calc, e tem uma interface muito parecida com a das primeiras versões do Excel.

Figura 3 – Tela do Calc
Fonte: OpenOffice, 2020 (divulgação)

O surgimento do OpenOffice foi uma grande revolução, pois a empresa de Bill Gates dominava o mercado de tal maneira que, aparentemente, ninguém poderia tirar seu posto. Bem, até hoje esse posto ainda está mantido, mas pelo menos a partir disso foram surgindo alternativas aos programas pagos da Microsoft.

Outro concorrente de peso surgiu em 2006, o Google Planilhas. Criado para ser um software colaborativo, o Google Planilhas consegue rivalizar mais de perto que outros concorrentes junto ao Excel. O uso é vinculado a uma conta gratuita da Google, que você já possui caso tenha um Gmail. Está totalmente integrado a todos os outros aplicativos da Google, incluindo o Google Forms, além de apresentar a capacidade de compartilhar e convidar pessoas para editar o mesmo documento com você.

 

Figura 4 – Interface das Planilhas Google
Fonte: Google, 2020.

 Mesmo apresentando muitas das funções contidas no Excel, ainda possui algumas limitações, que podem ser amenizadas com a compatibilidade entre os dois softwares, sendo possível a importação de uma planilha de um para outro programa, editando e posteriormente publicando ou compartilhando. Funções, gráficos e outros elementos conseguem funcionar se você criar uma planilha no Google e importar para o Excel e vice-versa.

De modo geral, o Google Planilhas tem se mostrado uma alternativa para uso doméstico ou acadêmico, enquanto o Microsoft Excel continua muito mais próximo das empresas e instituições de médio e grande porte.

Em resumo, mesmo existindo alternativas, o conhecimento do Microsoft Excel ainda domina boa parte das oportunidades de vaga de emprego, o que o torna um software bastante requisitado e que garante oportunidades no mercado de trabalho tão concorrido para quem tem o conhecimento necessário no uso de suas funcionalidades.

Por Daniel Brandão
Professor e Consultor em Dados e Sistemas 

Referências

Dalgleish, Debra. Looking Back at Early Versions of Excel. Disponível em: < https://contexturesblog.com/archives/2017/08/31/looking-back-at-early-versions-of-excel/ >. Acesso em: 03 jul. 2020.

OpenOffice. Disponível em: <https://www.openoffice.org/>.

Planilhas Google. Disponível em: < https://docs.google.com/spreadsheets>.

SAES, Bruno. 7 motivos para aprender Excel e conseguir um emprego. Disponível em: <https://www.impacta.com.br/blog/2016/07/06/7-motivos-para-aprender-excel-e-conseguir-um-emprego/>. Acesso em 03 jul. 2020.

Deixar uma Resposta