fbpx
contato@institutoeidos.com.br

Profissões em alta durante e pós-pandemia de COVID-19

24 jun 2020

Profissões em alta durante e pós-pandemia de COVID-19

//
Comentários0

Algumas áreas do mercado de trabalho estão em alta há algum tempo enquanto outras tendem a ficarem para trás. Em meio ao cenário de pandemia vivido atualmente no mundo todo, a forma como trabalhamos, estudamos, nos relacionamos, mudou de maneira drástica. Uma simples ida ao supermercado virou um evento nada agradável. Afinal, agora requer mais cuidados e isso nos expõe a situações antes inimagináveis.

No dia a dia das profissões também aconteceu a mesma coisa. Se você está inserido no mercado de trabalho hoje sabe como as coisas estão diferentes. Muitos partiram para o chamado “home office”, com reuniões on-line e muitas chamadas de vídeo. Outros passaram a trabalhar em escalas de trabalho diferentes, tiveram que aprender a lidar com novos softwares e aplicativos; até mesmo os estudantes da noite para o dia passaram a ter aula remotamente, impactando a vida deles e dos professores.

Antes de se pensar na pandemia, no fim de 2019, já se previa que algumas profissões iriam figurar entre as principais oportunidades do mercado. Algumas delas estão a frente mesmo sem o desenho do cenário mundial modificado. A área jurídica assim como a financeira tem requerido mais profissionais, e valorizando os que possuem experiencia em lidar com essa rotina de dados. A área de TI/Informática também se mantém na ponta dos números de vagas, dando maior importância também aos profissionais de dados.

Segundo levantamento da UBM – Centro Universitário de Barra Mansa – a área de RH (Recursos Humanos) também tem se destacado devido a necessidade de lidar com diferentes gerações dentro do mesmo ambiente corporativo. Vendas e marketing fecham o Top 5 de áreas que precisam ainda mais de profissionais, de preferência preparados para lidar com as funções incluídas nesta área.

Uma linha transversal entre tudo isso é a capacidade de lidar com DADOS. O dado é uma parte da informação onde, através deles, se pode criar informação e gerar conhecimento. Saber lidar com dados permite a criação de relatórios precisos e não necessariamente longos. A criação de dashboards e painéis de dados tem aumentado a produtividade de organizações privadas e públicas, mudado a forma como os gestores regem a orquestra organizacional.

Programas como Excel, Power BI e outros sistemas analíticos estão em alta e o profissional ou aspirantes a uma destas áreas deve estar antenado e capacidade para aproveitar as oportunidades.

Que tal aprender Excel de verdade? Temos um curso perfeito para você. Já aprovado por mais de 14 mil alunos matriculados. CLIQUE AQUI para saber mais.

Se você ainda não tem conhecimento em algumas dessas ferramentas, é melhor começar a se preparar. Não perca a oportunidade de se tornar mais próximo do perfil do profissional do presente e do futuro.


Por Daniel Brandão
Professor e consultor em dados e sistemas.

  

Deixar uma Resposta