fbpx
contato@institutoeidos.com.br

NAVEGANDO POR CIDADES INTELIGENTES

16 ago 2018

Navegando por Cidades Inteligentes

Por quais trajetos você já passou pela cidade hoje?

Navegar por cidades contempla diversas formas de interação com o espaço urbano. Pode ser o deslocamento físico entre ruas e lugares de encontro; ou os mapas interativos que nos guiam através das telas pelos caminhos urbanos desconhecidos; ou o nosso percurso pelo mar de informações que nos atualizam sobre os acontecimentos da cidade.

Cidades Inteligentes é um conceito que foi desenvolvido no mercado, principalmente pelas empresas de tecnologia como a IBM, Cisco e Intel que vislumbraram nas cidades um novo polo econômico de Pesquisa e Desenvolvimento. Pelo seu intenso impacto no cotidiano, o assunto de Cidades Inteligentes passou a interessar pesquisadores, investidores, governo e sociedade civil. Afinal, mesmo em diferentes camadas, todos experienciam a sua cidade.

Há um intenso fluxo de urbanização pelo mundo, entretanto este não é o principal fator que levou ao desenvolvimento de Cidades Inteligentes. Pois esta afirmativa não evidencia que também há a expansão para Smart Farm (Agricultura Inteligente). Desta maneira, a questão do investimento em projetos de tecnologia aliado a coleta e armazenamento de informação, como a avanço das áreas de Internet das Coisas, Big Data, Cloud Computing e também, acesso à internet em dispositivos móveis, popularização de smartphones, conexão Wi-Fi, este jogo de fatores levaram à interação do espaço urbano com uso de tecnologia.

E como o cidadão é afetado por todos estes aspectos? As relações sociais e o diálogo entre cidadão e cidade passaram a ter a intermediação das plataformas de tecnologia. É importante ressaltar que a tecnologia é para as pessoas e não o contrário. Por isso, é relevante destacar a área de Smart People aliada às outras áreas de uma Cidade Inteligentes, como Smart Environment, Smart Mobility, Smart Governance, Smart Living e Smart Economy. Respectivamente são: Pessoas, Meio Ambiente, Mobilidade, Governo, Moradia e Economia.

Todas estas seis áreas estão organizadas de forma horizontal, ou seja, nenhuma é mais importante que a outra e todas devem trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de uma Cidade Inteligente. Esses grupos demonstram potenciais áreas de investimento onde a tecnologia aliada à cidade e principalmente ao cidadão, podem desenvolver projetos que tornem o espaço urbano mais sustentável e preparado às adversidades, ou seja, resiliente.

Para que estes projetos aconteçam de forma a não tornar a Cidade Inteligente um sinônimo de controle e vigilância, onde a organização da cidade faça o movimento de cima para baixo (Top Down), é preciso que os cidadãos dialoguem sobre as formas de se usar tecnologia. Assim, eles se tornam empoderados digitalmente e podem realizar o fluxo de baixo para cima (Bottom Up) o que vai de encontro ao movimento Top Down do governo e grandes empresas privadas de tecnologia. Desta forma, a cidade encontra o seu equilíbrio no seu percurso em se tornar uma Cidade Inteligente.

Short Bio

Stella Hiroki é fundadora do Smart City Talks e doutoranda na PUC-SP, na qual pesquisa o desenvolvimento de Smart Cities. Com experiência em Cingapura (SMU UNIVERSITY) e Irlanda (The Programmable City Lab, Maynooth University), busca inspirar as pessoas para Cidades mais Inteligentes e maior participação da Mulher em projetos de Tecnologia.

Com a palestra Redesigning Cities Through Young Urbans, Stella Hiroki concorre para mostrar em 2019 no maior festival de inovação do mundo, o SXSW, que o Brasil pode ser referência em inovação urbana e que o Jovem tem papel fundamental para que isso aconteça. Vote na palestra!

Como votar:

1) Clique aqui

2) No canto direito da tela está escrito SIGN IN

3) Vá em CREATE ACCOUNT – preencha os dados

4) O site vai mandar um e-mail de confirmação na sua conta de email

5) Neste email tem o link do site, só clicar

6) Vai abrir o site do Festival SXSW e clicar em Panelpicker

7) No topo do site, clique em Search/Vote

8) Em Search, coloca o nome da palestra: REDESIGNING CITIES THROUGH YOUNG URBANS

9) Vai aparecer a palestra e só clicar em Vote Up (o quadrado vai ficar verde) ✅ Votado!

Deixar uma Resposta