fbpx
contato@institutoeidos.com.br

Como realizar apresentações profissionais utilizando o PowerPoint

24 jan 2019

Como realizar apresentações profissionais utilizando o PowerPoint

//
Comentários0

Após finalizar um TCC, uma tese, dissertação, monografia, ou até mesmo um relatório, é chegada à segunda etapa, a de apresentação desse trabalho, seja ele para finalizar um curso, um semestre, para ingressar em uma especialização ou no trabalho.

Está etapa, muitas vezes, acaba sendo desesperadora, pois não sabemos quais caminhos tomar ou como estruturar a apresentação da forma correta.

Ao contrário dos documentos relacionados a trabalhos acadêmicos, no qual são regidos pelas normas técnicas da ABNT, que dão as regras a serem seguidas na hora de dar início ao desenvolvimento do seu trabalho, o desenvolvimento de uma apresentação não tem nenhuma norma ou regra que contemple está atividade, o que pode gerar dúvidas na hora de iniciar. Por isso, preparei algumas dicas para que você possa desenvolver e se apresentar de uma maneira bem mais profissional.

De início, é importante saber se o local no qual você irá apresentar o seu trabalho disponibiliza ou não templates com uma estrutura padrão da Instituição, o que hoje é algo bem comum, para que exista uma padronização das apresentações.

É importante lembrar que isso ocorre pelo mesmo motivo que os objetivos da norma em padronizar a produção de trabalhos acadêmicos, sendo algo que traz ao trabalho um ar de seriedade e que facilita na hora de avaliar e julgar o trabalho.

Para estruturar a sua apresentação e desenvolvê-la, é necessário que você faça uma análise do cenário no qual será apresentada. Isso irá determinar se será preciso fazer uso de muitos recursos como ilustrações ou tema do design da apresentação.

Para a maior parte dos casos, onde se há uma defesa de um trabalho acadêmico/científico ou em casos de apresentação de relatórios, é necessária uma apresentação com um ar mais profissional, utilizando layouts com poucos detalhes e que não ofuscam o conteúdo que está sendo exibido. Com isso, é importante lembrar que a atenção da banca ou do outro público no qual você estará apresentando, deve ser apenas para o assunto abordado.

 No PowerPoint, um tema muito usado em apresentações é o “concurso”. Há também opções como o Canva e o Prezi, que dão opções variadas de estilos e temas.

Em relação aos recursos a serem inseridos nas apresentações, eles podem ser de grande ajuda para expor o conteúdo de forma mais clara, como é o caso dos gráficos, imagens, vídeos, quadros e formas. Esses recursos podem ajudar muito na hora de desenvolver a apresentação, montando ela de forma mais estruturada e dinâmica, assim, não deixando a apresentação cansativa com apenas textos e tópicos. Mas, apesar disso, também deve-se ter cuidado, não exagerando a quantidade de imagens ou quadros por slide, o ideal é manter um padrão apresentando uma imagem em cada slide.

Ainda em relação a utilização de imagens e gráficos, é importante destacar bem esses elementos em sua apresentação. Se for trabalhar com gráficos, por exemplo, o ideal é inseri-lo é um slide por completo e destacar com círculos em vermelhos ou em cores que possa realçar bem a informação a ser passada.

Em relação ao conteúdo textual, evite ao máximo textos muito longos, tente sintetizar tudo em tópicos. Em casos de defesa de TCCs, a banca já terá lido o seu trabalho, por isso, ela quer apenas ver os pontos principais a serem explorados. Além disso, apresentações como muitos textos acabam sendo cansativas. Podendo, inclusive, passar uma sensação de que você não se preparou para a apresentação.

Em relação ao tamanho da fonte e cores, é importante frisar que, durante esse processo, a escolha da cor dos temas e das fontes devem contrastar entre si, assim, não dificultando a leitura. Já o tamanho da fonte, não deve ser pequeno demais e nem grande demais (tornando o visual da apresentação deselegante), use fontes de tamanho 24/26/28 para o conteúdo (irá depender da fonte escolhida) e 40/42 para os assuntos/temas no topo dos slides.

Quando for escolher a fonte do seu trabalho, evite fontes com a aparência confusa, tente utilizar fontes que deixem a leitura do texto mais clara, como a fonte Arial por exemplo.

Após ter dado início ao desenvolvimento da sua apresentação, lembre-se de padronizar o aspecto visual dos slides, mantendo um padrão do tema escolhido.

No final de toda a construção da sua apresentação, lembre-se:  ensaie os pontos que deseja apresentar, cronometre o tempo que você tem e que tanto deseja expor. É importante destacar, que você foi o autor do trabalho, por isso, ninguém conhece melhor o assunto do que você, assim, não se preocupe em esquecer ou falar algo errado. Controle a respiração e o tom de voz e relaxe, sua apresentação será nota 10.


Flávia Alves Bezerra

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN). Vêm atuando com pesquisas relacionadas as novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

E-mail: flaviaalves654@gmail.com

Deixar uma Resposta