fbpx
contato@institutoeidos.com.br

Nota de pesar: rompimento de barragem de rejeito de minérios em Brumadinho, MG

25 jan 2019

NOTA DE PESAR: Rompimento de barragem de rejeito de minérios em Brumadinho, MG

//
Comentários0

Nós do Instituto Eidos, na qualidade de uma instituição comprometida com o desenvolvimento socioambiental e fundada por profissionais da área ambiental, estamos acompanhado com imenso pesar as informações sobre mais um desastre ambiental que acontece me nosso país. O rompimento de uma barragem de rejeito de minérios em Brumadinho, MG.

Há pouco mais de 3 anos após o maior desastre ambiental já registrado no Brasil, o rompimento de barragens no município de Mariana, MG, a tragédia se repete. Não se sabe ainda as proporções e motivos da atual tragédia em Brumadinho. Porém, inevitavelmente é difícil não associar tal situação ao descaso ambiental na qual o Brasil vêm se afundando nos últimos anos.

A sociedade não pode ser conivente com gestores que se curvam diante do poderio econômico em prol de lucros a qualquer custo, pondo em risco a própria sociedade e o meio ambiente. O bem estar social, proporcionado pela preservação/ conservação da natureza e pelas normas de segurança devem sempre ser priorizados.

Por fim, enquanto instituição de ensino e pesquisa, e principalmente, enquanto seres humanos, lamentamos profundamente mais essa tragédia, e perguntamos, até quando?


Sidney Medeiros
Brasileiro, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Bacharel em Ecologia e Sócio-fundador do Instituto Eidos.

Vagner Feliz
Brasileiro, Doutorando em engenharia Civil, Mestre em Engenharia Civil, Bacharel em Ecologia e Sócio-diretor do Instituto Eidos.

Deixar uma Resposta