fbpx
contato@institutoeidos.com.br

Trabalhar com planilhas eletrônicas em dispositivos móveis é possível?

29 jul 2020

Trabalhar com planilhas eletrônicas em dispositivos móveis é possível?

//
Comentários0

Desde que as planilhas eletrônicas foram criadas é indiscutível a agilidade que trouxeram para quem trabalha com grandes volumes de dados e precisa montar tabelas, gerar gráficos e acompanhar informações de maneira prática.

Deixando um pouco o papel de lado, com os dados em planilhas podemos ter um domínio do que acontece com nossas finanças, o dia a dia de nossas empresas, o acompanhamento entre pedidos e produção de uma empresa e muito mais.

Com o avanço da internet móvel e das redes sem fio (o famoso WIFI), o uso dos smartphones e de outros meios de computação móvel deu um salto. Hoje é impensável não poder visualizar e até manipular planilhas em tablets e celulares.

Sabendo disso, a Microsoft lançou o Office Mobile (Figura 1). Trata-se de um conjunto de aplicativos voltados para o uso em dispositivos móveis. Nele estão incluídos o Word, PowerPoint e o Excel, que são alguns dos aplicativos de maior destaque da empresa de Bill Gates.

Figura 1 – Anúncio do aplicativo Office para Android
Fonte: Play Store, 2020.

 

A primeira versão mobile do Excel surgiu após o Office 2013, dando a possibilidade de se criar planilhas e poder compartilhar em nuvem os documentos que, por sua vez, podiam ser abertos em vários computadores e utilizados (lidos, editados) normalmente.

Mas é possível trabalhar com o Excel em um celular?

Com certeza é bem possível. O aplicativo Office Mobile é bastante interativo e permite tanto a criação de novas planilhas do zero como a abertura e edição de uma planilha existente.

Que tal aprender Excel de verdade? Temos um curso perfeito para você. Já aprovado por mais de 14 mil alunos matriculados. CLIQUE AQUI para saber mais.

Ao abrir o Office Mobile, você pode editar um arquivo anteriormente aberto ou escolher que tipo de novo arquivo pretende utilizar (Figura 2). A princípio, o app permite criar ou abrir arquivos do Word, Excel e PowerPoint.

Figura 2 – Opções do aplicativo Microsoft Office mobile
Fonte: Do autor, 2020

Recursos fantásticos

Um diferencial do aplicativo do Excel em sua versão mobile é a vantagem de ter recursos adicionais. Um desses diferenciais é a possibilidade de você tirar uma foto de uma tabela, por exemplo, e adicionar à uma planilha.

Imagine só você poder colocar uma tabela que está em um documento impresso, um livro, revista e afins, direto no Excel e poder editar tudo aquilo. Na Figura 3 podemos ver um exemplo onde se consegue importar dados de uma tabela em um livro impresso para dentro do Excel. O resultado é o apresentado na Figura 4.

Figura 3 – Inserindo dados no Excel Mobile a partir de uma foto
Fonte: Do autor, 2020.

Figura 4 – Visualizando os dados na planilha após importar por foto
Fonte: Do autor, 2020.

Sem dúvidas esse novo recurso é capaz de aumentar bastante a produtividade na digitalização de tabelas e dados que estejam apenas em meios físicos.

Além disso, o Excel Mobile também permite criar e visualizar gráficos e outros elementos visuais presentes em uma planilha eletrônica. A sua criatividade ainda será a maior limitação de suas ações.

Salvando nas nuvens

Outra grande vantagem dos meios móveis é a praticidade de se disponibilizar os arquivos no ambiente em nuvem. Integrado ao pacote Office para celular, temos a conectividade com uma conta no OneDrive (Figura 5), que também pertence a Microsoft.

Figura 5 – Salvando ou importando arquivos da nuvem
Fonte: Play Store, 2020.

Claro que não está restrito ao OneDrive. Você também pode se conectar ao Google Drive, DropBox, entre outros serviços em nuvem. Arquivos que estejam em seu aparelho também podem ser abertos e editados.

Em resumo

Depois de mostrar tudo isso, acredito que podemos dizer que SIM, é bem possível se criar e editar planilhas no Excel mesmo não estando em um computador. Para todos os efeitos, o Excel – assim como o restante do pacote Office – parece ganhar um fôlego extra no dia a dia da produtividade das pessoas ao estarem tão presentes nos dispositivos móveis.

Se você ainda não experimentou, chegou a sua vez. Não fique para trás. Aprenda a usar o Excel também no smartphone e permaneça conectado com todas as novidades em aplicativos para escritório e vida pessoal mais utilizados em todo o mundo.

Referências

HAMMERSCHMIDT, Roberto. Abra e edite arquivos do Word, Excel e PowerPoint. Disponível em: < https://www.baixaki.com.br/android/download/microsoft-office-mobile.htm >.

Play Store Google. Disponível em: < https://play.google.com/store/apps/details?id=com.microsoft.office.officehubrow >.

 


Por Daniel Brandão
Professor e Consultor em Dados e Sistemas

Deixar uma Resposta