fbpx
contato@institutoeidos.com.br

Solucionando problemas no Microsoft Excel

1 set 2020

Solucionando problemas no Microsoft Excel

//
Comentários0

 

O Excel é o programa de planilhas eletrônicas mais conhecido e utilizado no mundo todo. Mas, existem outros softwares para estes objetivos e, vez ou outra, surgem pessoas que começam um trabalho em um programa e querem (ou precisam) terminar no Excel e vice versa.

Problemas de compatibilidade de arquivos, de versões entre os variados modelos do próprio Excel, além de arquivos que não abrem, problema de chave de ativação, versionamento de arquivos, entre outros problemas são recorrentes.

Pensando nisso, vamos elencar alguns problemas recorrentes e suas possíveis soluções para você não “apanhar” na hora de ter que salvar, abrir ou editar uma planilha feita com tanto carinho e dedicação. Vamos lá.

Problemas recorrentes

Para quem não sabe, o Excel não tem um arquivo como o normal.dot que o Microsoft Word possui, servindo de apoio para um modelo “normal” de arquivo a ser aberto pelo programa. Isso faz com que a solução de problemas geralmente tenha etapas um pouco mais difíceis a serem seguidas, mas há apenas algumas coisas que podem estar erradas.

Alguns erros de salvamento de arquivo ou até de abertura deles pode ser que todos os seus aplicativos estejam com mau funcionamento pelo simples fato do seu disco de armazenamento estar cheio (verifique essa possibilidade básica antes de tentar qualquer outra coisa), caso seu problema seja de salvar ou abrir um arquivo.

Que tal aprender Excel de verdade? Temos um curso perfeito para você. Já aprovado por mais de 14 mil alunos matriculados. CLIQUE AQUI para saber mais.

Problema para abrir um arquivo

Como falamos antes, as vezes o Excel não compreende o formato do arquivo que está sendo informado ao tentar abri-lo. Isso pode ser uma simples configuração que pode ser alterada facilmente.

Se esse for seu problema – por exemplo, ao tentar abrir um arquivo que foi salvo numa planilha do LibreOffice – você pode acessar o menu ARQUIVO, e depois em OPÇÕES e em GERAL. Ali, garante que “Ignorar outros aplicativos” não esteja marcado.

Arquivo contendo VBA ou Macro como “corrompido”

Algumas pessoas se deparam com esse tipo de erro ao tentar abrir um arquivo Excel que tenha sido salvo com alguma Macro e código em VBA, como o apresentado na figura a seguir:

Figura 1 – Erro de conteúdo em arquivo Excel
Fonte: Suporte Office (online)

Esse problema pode acontecer se o seu projeto VBA incluir referências a componentes localizados em um caminho de arquivo ou que tenham um nome de arquivo que contiverem caracteres DBCS (conjunto de caracteres de byte duplo). Isso é algo relativamente simples. Basta pedir para “Habilitar Conteúdo” ou “Habilitar Edição” e clicar em SIM na caixa de diálogo, como a apresentada na Figura 1.

Arquivo aberto como “Somente Leitura”

O motivo para isso acontecer pode ser por motivos variados. Se você usa o arquivo salvo em nuvem, por exemplo no OneDrive ou GoogleDrive, o seu espaço de armazenamento em nuvem pode estar cheio ou inacessível (sem internet ou talvez o serviço esteja temporariamente indisponível). Isso impede que seu arquivo seja salvo neste local. Isso pode ser resolvido, salvando o arquivo em uma pasta local em seu computador.

As propriedades do arquivo também podem estar salvas como “Somente Leitura”. Você pode verificar as propriedades do arquivo clicando com o botão direito do mouse no arquivo e escolhendo a opção Propriedades. Se a opção “Somente leitura” estiver marcado, desmarque-o e clique em OK, como na figura a seguir:

Figura 2 – Desmarcando opção de “Somente Leitura”
Fonte: Suporte Office (online)

 Existem vários outros motivos para isso acontecer. Algumas vezes a solução é simples: basta selecionar “Habilitar Edição” logo que abrir o arquivo. Outras vezes, será preciso “salvar como” o arquivo, alterando local do arquivo (pasta ou disco) ou simplesmente mudando o nome do arquivo.

Chave de registro do Windows ou do Excel

Um problema clássico pode ser a falta de “ativação”, seja do Windows ou do pacote Office em seu computador (em consequência, do Excel também). A chave de registro ou de ativação é a “escritura” ou assinatura que garante que você está usando um produto original e tem o direito de utilizá-lo. Tanto o Windows como Sistema Operacional como o Excel são softwares que possuem obrigatoriedade de ter essa tal licença de uso. E, sim, ela é paga, e não gratuita.

Se o Office não estiver ativo ou se sua assinatura tiver expirado, você provavelmente estará no chamado “Modo de Funcionalidade Reduzida”. Isso quer dizer que os recursos do programa serão limitados, inclusive impedindo muitas vezes de alterar o arquivo ou de salvá-lo. Ou seja, estará em modo somente leitura. Neste caso, a solução é comprar a chave de ativação ou licença de uso que estará “tudo certo”.

Referências:

Suporte Office. Correções e soluções alternativas para problemas recentes no Excel para Windows. Disponível em: < https://support.microsoft.com/pt-br/office/correções-e-soluções-alternativas-para-problemas-recentes-no-excel-para-windows-49d932ce-0240-49cf-94df-1587d9d97093 >. Acesso em 20 Ago. 2020.


Por Daniel Brandão
Professor e Consultor em Dados e Sistemas

Deixar uma Resposta