fbpx
contato@institutoeidos.com.br

Microsoft Office: Utilizando Word, Excel e PowerPoint em várias plataformas

14 out 2020

Microsoft Office: Utilizando Word, Excel e PowerPoint em várias plataformas

//
Comentários0

Os três programas clássicos do pacote Office da Microsoft possuem suas diferenças, mas algo importante eles têm em comum: são multiplataforma. Além disso, também compartilham recursos e formam uma poderosa forma de integração de informações em diferentes tipos de funcionalidades. Para trabalhar com esses softwares, é preciso ter acesso a alguma das diferentes formas de acesso a eles, seja online ou com o aplicativo instalado em seu dispositivo preferido.

Nesta matéria, você verá as melhores formas de trabalhar com os programas mais utilizados no Office da Microsoft, seja utilizando um computador ou um smartphone/tablet.

  1. Office Online

O chamado pacote Office da Microsoft é bastante utilizado em ambientes corporativos e em instituições de diversos portes, assim como em setores públicos e no terceiro setor (ONGs e afins). Mas, por apresentar muitas funcionalidades, se tornou uma suíte de aplicativos doméstica também, permitindo que você possa realizar suas tarefas diárias, seja para trabalhos escolares, universitários, ajustar as contas, preparar apresentações familiares ou em alguma ação comunitária.

É comum que pessoas comprem um novo computador que tenha o sistema operacional Windows e, com ele, vir uma “licença temporária” do pacote Office, contendo o Word, Excel, PowerPoint e outros softwares, como o Outlook, OneDrive, Access entre outros. No entanto, o Office possui outras formas de acesso, entre elas a versão em nuvem, ligada a uma conta Microsoft.

Para ter acesso a ela, basta você acessar o site do Office online¹, ou acessar sua conta do OneDrive – serviço de armazenamento de arquivos em nuvem da empresa de Bill Gates. Ao acessar uma das plataformas, será requerido a criação de uma conta ligada aos serviços Microsoft ou o login (conexão) a uma conta já existente. A conta pode ser de um e-mail como Outlook ou Hotmail.

A Figura 1.1 apresenta a tela inicial do Office.com que surge assim que você realizar o login. Na versão apresentada até a data em que esta matéria foi produzida (outubro de 2020), à esquerda da tela você verá o símbolo de cada programa do Office e no meio estarão os arquivos produzidos por você, ou criados mais recentemente, assim como vemos ao abrir os programas na versão desktop (instalada em computadores).

Observe que é possível baixar o Office e instalar em seu computador direto do site oficial (Figura 1.1), tendo uma conta premium de serviços online ou se tiver também a chave do produto.

Figura 1.1 – Visão geral do Office online

A grande diferença dessa versão online para a versão desktop é que há uma tela inicial única para todo o Office. Ao clicar no ícone de um programa, será aberta a versão online dele, com muitos dos recursos apresentados também na versão para computadores. Ao clicar no nome de um documento, também será aberto o programa ao qual o arquivo estiver vinculado.

¹ Site Oficial: www.office.com

  • Abrindo os programas Online

Para termos uma visão geral, vamos explorar algumas opções do Word online. Assim que clicamos em seu ícone no menu à esquerda, a visão do Word é aberta, listando apenas documentos em formado DOCX ou DOC (Figura 1.2)

Figura 1.2 – Tela inicial do Word online

Conforme pode ser visto, podemos abrir um documento existente, um novo documento em branco ou adotar um template pronto para edição.

Abrindo um NOVO DOCUMENTO EM BRANCO, teremos a visão bastante semelhante a versão desktop do programa, podendo criar e editar documentos de texto de maneira prática. Uma das grandes vantagens é a possibilidade de compartilhar seus documentos online com outros usuários do Word.

Que tal aprender Excel de verdade? Temos um curso perfeito para você. Já aprovado por mais de 14 mil alunos matriculados. CLIQUE AQUI para saber mais.

Clicando no botão COMPARTILHAR (na parte superior direita da tela), você poderá adicionar o e-mail de outra pessoa e habilitar (ou não) a possibilidade de edição (alteração do documento). Você pode, também, copiar o link do documento e enviar por e-mail, mensagem instantânea ou por qualquer outro meio.

O mesmo procedimento vale para os demais programas do pacote Office. É possível tanto criar novos documentos como editar documentos criados em outros dispositivos, além do compartilhamento de acesso por terceiros.

  1. Acessando Via Mobile

Os programas do Microsoft Office também possuem versão para smartphones e tablets, ou seja, baixando o app do PowerPoint, Excel ou Word, você pode criar ou editar documentos em cada formato escolhido, assim como compartilhar com outras pessoas de maneira bastante prática. A Figura 2.1 mostra a tela do Word e do Excel, respectivamente, em suas versões mobile.

 Figura 2.1 – Word e Excel em versão para smartphone
Fonte: Google PlayStore (2020)

A questão de usabilidade e conforto no uso depende bastante do tamanho da tela do seu celular. Mas, de modo geral, é bastante útil ter o app instalado para pequenas alterações ou no uso cotidiano para anotações, lista de compras, corrigir documentos de trabalho de maneira remota etc.

  • App do Pacote Office

Além de poder instalar o app dos programas de maneira individual, também é possível instalar o app do pacote Office inteiro. Ele integra, assim como a versão online, todos os três principais programas, gerando uma única visão dos seus documentos seja ele texto, slides ou planilhas.

A grande vantagem dessa versão é que ela possui recursos mais ricos e diferenciados das versões online e desktop. No Excel, por exemplo, você pode obter dados tirando uma foto com sua câmera do celular ou tablet. Para isso, basta você habilitar a opção de importação por câmera, tirar uma foto de uma tabela com dados e editar a planilha criada.

Assim que você abre o app, pode escolher qual documento ligado a sua conta quer abrir ou qual aplicativo irá utilizar (Figura 2.2).

 Figura 2.2 – Tela do app Office para Android

Entre as opções disponíveis, é possível iniciar o Word, Excel ou PowerPoint, assim como também abrir arquivos em formato PDF ou de mídia (como figuras e imagens), ou anotações criadas com o OneNote, por exemplo. A Figura 2.2 mostra essa opção de escolha e a abertura de um documento do Word no app do Office para o sistema operacional Android.

Concluindo

Podemos concluir que o uso do pacote Office da Microsoft (também chamado de Microsoft 365) é de suma importância para um dia a dia produtivo de qualquer profissional. Com a flexibilidade de poder criar ou editar um mesmo documento em seu computador, notebook ou smartphone e, posteriormente, editar também de quaisquer outros dispositivos através da versão em nuvem, torna-se mais ágil o trabalho com documentos de texto, planilhas e apresentações de slide.

Referências

https://office.com

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.microsoft.office.officehubrow&hl=pt_BR

 


Por Daniel Brandão
Professor e Consultor em Dados e Sistemas

Deixar uma Resposta