fbpx
contato@institutoeidos.com.br

Funções condicionais essenciais do Excel

5 ago 2020

Funções condicionais essenciais do Excel

//
Comentários0

 

Se você já usou o Excel, provavelmente experimentou a agonia e o desafio de escolher uma fórmula para obter algum resultado com um conjunto de dados. Talvez você tenha se dedicado um bom tempo em uma planilha e até mesmo tenha desistido porque o resultado estava errado ou a função era muito complicada e parecia mais simples contar os dados manualmente.

Existem centenas de funções no Excel e pode ser frustrante tentar combinar a fórmula certa com o tipo certo de análise de dados. As funções mais úteis não precisam ser complicadas. A seguir, você verá como algumas das principais funções condicionais do Excel são relativamente simples de serem utilizadas.

Função SE

A função SE – como toda função condicional – é utilizada para realizar um teste lógico, comparando situações. É um teste binário, com um resultado podendo ser verdadeiro ou falso. Por exemplo, se você tem um número qualquer vindo de um cálculo em uma célula (A1, por exemplo), para saber se ele é maior ou menor que 10, você pode usar o SE da seguinte maneira:

Nessa fórmula, temos primeiro o teste lógico para saber se é maior que 10. Na sequência temos 2 possíveis resultados. O primeiro é a resposta caso o teste lógico dê positivo. Já o segundo argumento é para caso dê negativo.

Logo, teremos esse resultado caso o número seja MAIOR ou MENOR que dez. Mas e se o valor de A1 for exatamente 10, o que aparecerá na tela? Para esses casos, você pode alterar o resultado a ser impresso ou ANINHAR outro SE dentro da sua fórmula.

Para testar as duas condições, teremos que realizar 2 testes: um para saber se é igual, e outro para comparar se é maior ou menor. O resultado seria esse:

Assim, temos duas condicionais SE, uma dentro da outra, sendo a mais interna dependente do resultado da mais externa.

Função SES

Também é possível fazer o aninhamento da função SE sem precisar repetir a palavra SE necessariamente. A função SES serve para isso (sendo SES o “plural” de SE). Sua estrutura se dá da seguinte maneira:

Função CONT.SE

A função CONT.SE serve para contar quantos elementos existem, dada uma condição, em um determinado intervalo de células. Podemos utilizar essa função para saber, por exemplo, quantas vezes um nome ou número se repete em um intervalo de células como no exemplo a seguir:

Nesse exemplo, teremos como resultado 2, já que no intervalo entre D2 e D6 temos 2 pessoas do Recife.

Função CONT.NUM

Esta função tem por objetivo contar quantos números tem em um intervalo de célula. Para usá-la, basta selecionar um intervalo de células, como no exemplo a seguir:

Para esse exemplo, o resultado será 5, dado que temos 5 números no intervalo entre A1 e A6.

Que tal aprender Excel de verdade? Temos um curso perfeito para você. Já aprovado por mais de 14 mil alunos matriculados. CLIQUE AQUI para saber mais.

Função CONT.VALORES

A função CONT.VALORES conta o número de células que não estão vazias em um intervalo. Neste caso o teste lógico é implícito, sendo automaticamente verificado, dentro do intervalo de células, quantas tem algum valor preenchido.

Nesse caso, a contagem é em quantos alunos possuem algum valor preenchido na coluna TURMA (coluna C). Teremos como resultado 3, pois dois 5 alunos, dois não tem preenchida a qual turma pertencem.

Função SOMASE

Podemos usar a função SOMASE para somar os valores em um intervalo que atende a um critério específico. Por exemplo, suponha que em uma coluna que contém números, você deseja somar apenas os valores maiores que 50. Nesse caso, podemos utilizar a função da seguinte maneira:

Assim, teremos um total de R$ 175,00, somando apenas os produtos que custam mais do que R$ 50,00.

Conclusão

Esses são apenas alguns exemplos de funções condicionais extraordinárias e essenciais para realizar transações no seu dia a dia no Excel. Para continuar recebendo nossas dicas, continue nos acompanhando aqui em nosso site e também em nossas redes sociais.

Referências

SUPORTE OFFICE. Criar fórmulas condicionais. Disponível em: https://support.microsoft.com/pt-br/office/criar-fórmulas-condicionais-ca916c57-abd8-4b44-997c-c309b7307831. Acesso em: 23 de jul. 2020..

 


Por Daniel Brandão
Professor e Consultor em Dados e Sistemas

Deixar uma Resposta