fbpx
contato@institutoeidos.com.br

Erros comuns no Microsoft Excel

26 ago 2020

Erros comuns no Microsoft Excel

//
Comentários0

 

É comum que muitos usuários acabem cometendo os mesmos erros ao utilizarem o Excel, mas ainda bem que é possível aprender com os erros dos outros. Se você não tiver certeza de como evitar alguns desses erros recorrentes, veja aqui algumas dicas importantes para facilitar seu dia a dia com as planilhas do Microsoft Excel.

Organize seus dados

Comece sempre organizando seus dados com uma linha de título (de preferência na linha 1) e seus primeiros registros a partir da linha 2. Existem muito poucas exceções a esta regra. De modo geral, essa regra deve ser respeitada para que você saiba do que os dados tratam.

No caso de você utilizar uma mesma planilha por longo período, ou se depender dela para consultas recorrentes, é importante organizá-la desta forma, ou logo logo você arrancará seus cabelos.

Mau uso das funções

As funções são fórmulas prontas que servem para realizar operações importantes dentro do Excel. Porém, caso sejam mal utilizadas, podem trazer mais dor de cabeça do que vantagens. Não saber para que servem as funções ou até o esquecimento de alguns argumentos para completar a funcionalidade são os problemas mais comuns de acontecer, especialmente quando o objetivo é utilizar uma função para criar uma fórmula mais complexa.

Que tal aprender Excel de verdade? Temos um curso perfeito para você. Já aprovado por mais de 14 mil alunos matriculados. CLIQUE AQUI para saber mais.

É importante verificar se parênteses, ponto e vírgula (ou vírgula em algumas versões) e quantidade de parâmetros estão corretas antes de finalizar uma fórmula.

Dados como Texto

Às vezes, erros aparecem na sua planilha ao utilizar funções simplesmente porque se está obtendo dados como texto sem perceber. Caso tenha copiado algum texto ou números de fora do Excel e colado nas células e, ao calcular algo, perceba algum erro, vale tentar selecionar as células e mudar o tipo de dado para numérico para observar se surge alguma mudança no resultado.

Isso forçará o Excel a ver os dados como valores numéricos, embora você provavelmente tenha que reformatar as células caso os dados sejam uma data, por exemplo.

Formatação de célula usando vírgula ou ponto

Em alguns casos, ao utilizar números com casas decimais, uma simples soma pode apresentar um erro de cálculo. Isso acontece, pois dependendo do idioma de seu computador e, em consequência, do Excel, podem surgir problemas de configuração. Em português do Brasil, as casas decimais são separadas por vírgula, enquanto em inglês seria por ponto.

Quando você digita um número com ponto para dividir os valores inteiros do que temos após a vírgula, perceberá que o alinhamento do conteúdo será à esquerda da célula (típico de dados em formato de texto). Já com a separação por vírgula, temos o alinhamento à direita (padrão do programa para números). Observe o exemplo da Figura 1.

Figura 1 – Planilha com dados em texto e número
Fonte: do Autor (2020).

Conforme mostrado no exemplo, os valores com pontos (coluna A) estão à esquerda nas células e não dão resultado em uma soma simples. Já na coluna B, temos os números separados por vírgula (e alinhados à direita nas células). O resultado é bem sucedido ao aplicar a soma para aqueles números.

Nomes de arquivos e planilhas

Embora não sejam erros, são boas práticas a serem seguidas para evitar problemas futuros. Ao nomear pastas de trabalho e planilhas, alguns cuidados importantes são:

  • Use nomes curtos: se você estiver usando fórmulas, elas podem se tornar desnecessariamente longas porque devem aceitar o nome longo que você colocou. As fórmulas se tornam mais difíceis de serem lidas dessa maneira.
  • Não coloque espaços em seus nomes: usar MinhaPlanilha ou Minha_planilha (nome todo junto ou com _ separando as palavras) é melhor do que Minha Planilha (com espaço em branco). As fórmulas que se referem a planilhas e pastas de trabalho com espaços em seus nomes agora exigem que o nome da pasta de trabalho ou planilha seja colocado entre aspas. Isso torna suas fórmulas mais difíceis de escrever e mais longas, o que as torna mais difíceis de ler.
  • Evite nomes ‘repetidos’ ou muito parecidos: colocar em uma mesma pasta de trabalho (arquivo Excel) nomes de planilhas como Plan1, Plan2, ou Dados1, Dados2, etc. Isso pode gerar dúvidas futuras, se você for consultar ou utilizar essas planilhas posteriormente. Insira nomes curtos, mas claros, sobre o que cada planilha contém de dados.

Concluindo

Tomando os devidos cuidados com estes erros comuns, com certeza você prevenirá problemas no futuro. Nomes de planilhas, de arquivos e a digitação de funções podem ser uma solução ou tremenda dor de cabeça no fim das contas.

Referências

Suporte do Office. Principais dúvidas de Excel. Disponível em: < https://support.microsoft.com/pt-br/excel>. Acesso em: 14 ago. 2020.


Por Daniel Brandão
Professor e Consultor em Dados e Sistemas

Deixar uma Resposta