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Dicas práticas do Excel

12 ago 2020

Dicas práticas do Excel

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O Excel por si só já é uma grande ferramenta, proporcionando grande praticidade ao seu dia a dia. Mas, além do seu uso simples em criar tabelas, existem funcionalidades que toda pessoa que trabalha com planilhas precisa saber para melhorar ainda mais sua produtividade com a ferramenta.

Aqui, vamos elencar alguns desses elementos considerados essenciais na forma de lidar com o Excel de maneira bastante prática.

Identificador de Preenchimento

Também chamado de “alça de preenchimento”, essa funcionalidade permite que você não precise copiar uma célula de cada vez com um mesmo tipo de dado. Aqui, você pode clicar e arrastar para baixo para copiar fórmulas e seus resultados por toda ama coluna ou linha.

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Você pode clicar e arrastar o quadradinho no canto inferior direito de uma célula ou simplesmente clicar duas vezes na alça para preencher automaticamente as demais células de uma sequência. O identificador de preenchimento é aquele pequeno quadrado que aparece no canto inferior direito de qualquer célula selecionada, conforme mostrado na figura a seguir:

Figura 1 – Acionando o Identificador de Preenchimento
Fonte: do Autor, 2020.

Quando você coloca o cursor sobre ele, ele muda do ponteiro do mouse (cruz branca) para um sinal de mais (cruz preta), conforme vimos na figura 1 também.

Entrada Rápida de Dados

É possível realizar um preenchimento rápido de um mesmo valor em várias células de uma só vez. Para isso, basta selecionar várias células (caso queira intercalar, segure CTRL e clique em células diferentes), depois digite o valor a ser preenchido.

Figura 2 – Selecionando mais de uma célula com a tecla CTRL pressionada
Fonte: do Autor, 2020.

Após selecionar, você pode digitar a palavra ou valor numérico que queira preencher e pressionar CTRL + ENTER para confirmar a operação, conforme a figura 3.

Figura 3 – Digitando uma palavra e apertando CTRL + ENTER
Fonte: do Autor, 2020.

Repetindo comando com a tecla F4

Esta é uma tecla de atalho que pode ser usada no Excel, Word e outros programas do pacote Office da Microsoft. Ela serve para copiar a última configuração que você fez em parte de seu arquivo para outro que você pode selecionar.

Supondo que você tenha colocado uma célula com texto em vermelho, por exemplo, e queira repetir isso depois em outras células. Você pode selecionar todas essas células enquanto mantém pressionada a tecla CTRL ou selecionar grupos menores, que são muito mais fáceis de gerenciar, e pressionar a tecla F4. A tecla F4 repete o último comando feito no arquivo.

Figura 4 – Selecionando células
Fonte: do Autor, 2020.

Figura 5 – Pressionando F4 para copiar formatação.
Fonte: do Autor, 2020. 

Observe que na figura 4, foi colocada a célula C2 com texto em vermelho. Ao selecionar outras células e apertar F4, temos o resultado da figura 5. Isso pode ser usado para preencher células com cores, formatar células da mesma forma que a última formatação etc.

E aí, gostou das dicas práticas? Espero que sim. Coloque-as em prática e tenha uma vida mais produtiva com o EXCEL.

Referência

MICROSOFT OFFICE. Guia de atalhos do Excel.

https://support.microsoft.com/pt-br/excel


Por Daniel Brandão
Professor e Consultor em Dados e Sistemas

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