fbpx
contato@institutoeidos.com.br

7 formas de empregar o Excel em seu dia a dia

15 set 2020

7 formas de empregar o Excel em seu dia a dia

//
Comentários0

O uso do Microsoft Excel no dia a dia pode se dar para a realização de cálculos, análises e visualização de dados e informações por gráficos ou tabelas dinâmicas. Muito tem se falado também em dashboards, que são maneiras fantásticas de interagir com dados e podem ser criados de maneira relativamente simples no Excel.

Com seu conjunto de funcionalidades, o Excel é um dos aplicativos de trabalho mais importantes no auxílio da organização de negócios e processos que lidam com dados e informações. De maneira prática, ele é usado cotidianamente por alunos, professores, gerentes, empresários, administradores, contadores, advogados, varejistas, distribuidores, freelancers, blogueiros e donas e donos de casa em suas vidas diárias.

Mas, quais as melhores formas de usar o Excel entre todos esses ambientes? A seguir, veremos 7 das melhores áreas de aplicação do Excel na sua vida cotidiana.

  1. Microsoft Excel aplicado aos negócios

Eu não acho que o proprietário de um negócio, seja uma pequena ou grande empresa, possa ser produtivo e fazer uma boa gestão sem o uso de uma ferramenta como o Excel. Sistemas do tipo ERP e CRM ajudam muito na produtividade de empresas de médio e grande porte, mas a forma como o Excel pode ser usado em várias operações de negócios é indiscutível. Definição de metas, processo de orçamento e planejamento, gestão de equipe, gestão de contas, cálculo de receitas e despesas, avaliação de produtos e serviços e gestão de dados do cliente, etc, são apenas algumas formas de uso do Excel na gestão de negócios.

O uso do Excel nos negócios torna as operações diárias mais rápidas, precisas e previsíveis. Tudo isso porque o Excel oferece ótimos recursos como filtros, gráficos, formatação condicional, tabela dinâmica, fórmulas lógicas e financeiras.

  1. Excel na Educação

Professores podem usar estilos de tabela, formas, gráficos, ferramentas de dados e fórmulas para ensinar os alunos em sala de aula. Os alunos podem, por exemplo, aprender e resolver problemas básicos e lógico-matemáticos ou estatísticas no Excel.

É possível a um professor ensinar criando uma tabela em uma planilha do Excel, podendo destacar células mais interessantes por cores, enfatizar valores importantes e visualizar dados usando barras e gráficos.

Além disso, a nível de controle pessoal, docentes e gestores educacionais podem criar um controle de presença ou de evolução das turmas com uso de tabela dinâmica ou até de macros e VBA, automatizando processos do dia a dia.

  1. Definição e planejamento de metas

Esses são algumas das tarefas repetitivas na vida de um gestor ou coordenador. De proprietários de empresas a alunos e colaboradores, cada indivíduo está envolvido no processo de definição e planejamento de metas.

Essas atividades envolvem gastar tempo e até a pressão de cálculos, mas com o uso do Excel esse processo se torna eficiente, rápido, fácil e ecologicamente correto (economizando papel).

  1. Planilhas para gestão doméstica

As donas ou donos de casa podem usar o Excel para gerenciar suas despesas diárias ou mensais. Eles podem criar relatórios de despesas mensais e até planejar um ano inteiro de gastos e recebimentos, podendo rastrear seus hábitos de consumo.

Além disso, também é uma excelente forma de ensinar às crianças habilidades básicas de matemática e de gestão financeira. O uso do Excel em ambiente doméstico também é útil para casos em que um hobby se transforme em um pequeno negócio, como um trabalho de meio período. Existem vários trabalhos e projetos online e offline que se pode fazer em casa, aprendendo e usando o Excel.

  1. Criação de uma agenda ou programação

O Excel pode ser uma alternativa para situações em que se deseja realizar um planejamento familiar com um calendário (semanal, mensal ou anual), para um planner (planejador diário de compromissos pessoais), planejamento de recessos ou férias ou a busca por uma programação de modo a gerenciar pagamentos de contas, trabalhos de casa, jogos do seu time favorito e muito mais.

O Excel pode fazer isso de maneira fácil, gerando possibilidades de compilar, filtrar, pesquisar, organizar e simplificar grandes quantidades de dados.

  1. Acesso online e por smartphones

Outro uso importante do Excel é que os arquivos podem ser acessados ​​online de qualquer parte do mundo a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso proporciona a comodidade de acessar suas planilhas através do celular mesmo na indisponibilidade de computadores ou notebooks, o que permite que você execute seus trabalhos com facilidade e sem nenhum problema.

Isso se mostra uma ótima forma de utilizar o seu smartphone além do simples acesso à redes sociais ou para assistir filmes e séries. Com o uso consciente do seu aparelho (e do seu tempo), o que é um hobby pode se tornar uma profissão ou pelo menos um meio de adquirir novos conhecimentos ou renda extra.

  1. Usos do Excel no desenvolvimento de carreira

No dia a dia existem várias tarefas que precisam ser calculadas. Por quê? Porque temos a necessidade de controlar vários trabalhos na rotina diária: compras, estudos, entretenimento e despesas, todas essas pequenas tarefas precisam ser gerenciadas.

Se você é um estudante, é muito importante aprender o Microsoft Excel como forma de enriquecer seus conhecimentos, o que irá ajudá-lo a conseguir um emprego uma vez que, como visto acima, quase todas as pequenas e médias empresas usam o Excel em seus trabalhos diários.

Que tal aprender Excel de verdade? Temos um curso perfeito para você. Já aprovado por mais de 14 mil alunos matriculados. CLIQUE AQUI para saber mais.

Se você estiver escrevendo sobre habilidades de informática no currículo, certifique-se de que conhece o Excel, o Microsoft Office e a pesquisa na Internet e destaque essas habilidades.

Falar sobre desenvolvimento profissional é falar sobre gerenciamento de carreira. A gestão do tempo, a gestão da aprendizagem, a gestão do trabalho, da vida e os hábitos orientados para objetivos são muito importantes. Essas rotinas você pode aprender no Excel ao criar, por exemplo, um relatório de despesas da faculdade, no final do mês, e você poderá analisar onde está gastando mais dinheiro.

Além disso, se você estiver aprendendo ou fazendo cursos online, pode usar o Excel para rastrear o conhecimento. Por exemplo, se você aprendeu hoje sobre a formatação condicional, crie uma tabela com Data, Tópico e Nível de Satisfação. Isso é muito benéfico porque, assim, você pode compreender os resultados do aprendizado diário e os efeitos do conhecimento sobre você.

Outro exemplo é se você está aprendendo marketing digital, mas não está acompanhando e criando notas em uma conclusão de linha, é difícil implementar esse conhecimento mais tarde. Quero dizer, por exemplo, hoje você aprendeu sobre a tabela SWOT (Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças) e então perceberá ser realmente importante que você possa escrever em seu diário ou no Excel sobre isso na conclusão ou em forma de resumo.

Concluindo

A forma de empregar o Excel em sua vida é uma forma de ter um planejamento através de um software acessível em qualquer plataforma, sem precisar de papéis espalhados pela mesa ou colados pela casa.

O desenvolvimento pessoal e profissional acontece, muitas vezes, quando aprendemos algo novo na internet ou em blogs, mas esse desenvolvimento pode ser prejudicado se não formos organizados e terminamos esquecemos dos pontos principais.

“Notas Mentais” podem ser aplicadas com uso de planilhas, ordenando os dados mais importantes daquilo que você tem aprendido. Controle de suas finanças ou até da sua saúde, anotando diariamente ou semanalmente sua evolução em peso ou massa corpórea, controle de uma dieta balanceada, entre outros, são apenas algumas das atividades cotidianas que podem ser gerenciadas com o uso do Excel.

Por fim, podemos dizer que usar o Excel é uma forma INTELIGENTE de aproveitar seu tempo e esforço, planejando e evitando retrabalhos para calcular, projetar ou gerenciar seu dia a dia.


Por Daniel Brandão
Professor e Consultor em Dados e Sistemas

Deixar uma Resposta