fbpx
contato@institutoeidos.com.br

5 Bons Motivos para aprender Excel

19 ago 2020

5 Bons Motivos para aprender Excel

//
Comentários0

Além do fato de ser multitarefas, existem excelentes bons motivos para você aprender a usar o Excel em seu dia a dia. As principais profissões entre os 80% das vagas de emprego que exigem habilidades em planilhas (como o Excel) e softwares de processamento de texto (como o Word). Mesmo assim, muitas pessoas ainda tem um certo MEDO ou simplesmente rejeitam o Excel por se sentirem INTIMIDADAS com todo o seu poder.

Um dos grandes fatores de pessoas ainda desconhecerem tais ferramentas FANTÁSTICAS é que o“analfabetismo tecnológico” ou a “tecnofobia” – o medo de coisas novas e tecnológicas. Mas, isso tem caído consideravelmente diante das atuais gerações de jovens e a nova população adulta no mercado de trabalho.

Dominar o uso de planilhas não é mais uma opção sustentável para o trabalhador moderno. Nesses novos tempos, segmentos inteiros da economia de países de primeiro mundo ou de países emergentes estão fora dos limites para pessoas que não têm habilidades digitais básicas.

1. O Excel não serve apenas para fazer tabelas

Talvez você já tenha usado o Excel para inserir algumas tabelas numéricas ou somar duas células. No entanto, o Excel é muito mais complexo do que isso. Por exemplo, você sabia que o programa pode fazer tudo o seguinte:

  • Organize os dados de uma forma fácil de navegar;
  • Realizar operações matemáticas básicas e complexas;
  • Transformar pilhas de dados em gráficos e tabelas;
  • Analisar dados e fazer previsões através deles;
  • Criar imagens “pixeladas” (tem gente criativa para tudo”).

Figura 1 – Imagem do “Super Mário” criada a partir de células do Excel
Fonte: MDE Instructure, online.

2. O Excel ajuda você a realizar suas tarefas

Além de organizar os dados, a infinidade de funções do Excel destina-se a economizar seu tempo. Em vez de somar 127 colunas de despesas mensais, por exemplo, o Excel faz as contas para você, com 100 % de exatidão caso você use as funções corretamente.

Que tal aprender Excel de verdade? Temos um curso perfeito para você. Já aprovado por mais de 14 mil alunos matriculados. CLIQUE AQUI para saber mais.

Ao usar o Excel, você economizará muito tempo no seu trabalho ou na sua vida pessoal. É garantido que seu aproveitamento de tempo será maior e evitará muito trabalho que você deveria fazer manualmente.

3. Aumento de salário e novas oportunidades

Você sabia que o “know-how” em Excel pode aumentar instantaneamente suas perspectivas de emprego, bem como seu salário inicial? O Excel é uma habilidade transferível que qualquer gerente de contratação entende ser crítica. Essa é a beleza de conhecer um programa de computador universal: ele te abre as portas para OPORTUNIDADES.

Se você é funcionário de uma empresa que precisa lidar com gestão de dados de maneira eficiente, onde tempo é dinheiro, com certeza o fato de você se tornar mais eficiente trará mais resultados.

Pesquisas mostram que, em países de primeiro mundo ou em alguns emergente (como o Brasil), os candidatos a empregos de nível médio conseguem ter um salário maior ou uma possibilidade maior de subir de nível dentro da empresa pelo simples fato de dominar uma ferramenta tão poderosa como o Excel.

Nos Estados Unidos, por exemplo, quem conhecem o Microsoft Excel ganham aproximadamente um extra de $ 20 (vinte dólares a mais) por dia de trabalho de oito horas e $ 100 por semana de trabalho, simplesmente por saber como usar um único programa de computador.

Além disso, funcionários em tempo integral em certos setores podem ver um aumento no salário inicial de US $ 1.000 a US $ 7.000 por ano, com base em suas habilidades em Excel. Isso não é uma simples mudança de função, é uma verdadeira ascensão na carreira.

4. O Excel o tornará melhor em seu trabalho (não importa o que seja)

Seja qual for a sua profissão (músico, vendedor, professor, psicólogo, feirante), apenas o fato de você aprender DE VERDADE a usar o Excel em sua plenitude, fará com que você se destaque em sua vida profissional.

Os “traders” de investimento e contadores não são os únicos que confiam no Excel. Cientistas, professores, donos de empresas, programadores, designers gráficos e muitas outras pessoas recorrem ao programa em busca de ajuda. Independentemente do que você faça em um escritório, é provável que haja alguma maneira do Excel ajudá-lo a fazer melhor seu trabalho. É apenas uma questão de tempo para você descobrir onde ele se encaixa em sua vida.

Por exemplo, existe uma maneira melhor de organizar seus dados de clientes, contas a pagar e receber, entrada e saída financeira. A visualização de dados por gráficos permite que você comunique melhor suas ideias. Se você precisa de um lugar para despejar todas as suas ideias de reuniões e “brainstorming”, abra um novo documento no Excel ao invés de usar uma folha de papel aleatória.

Figura 2 – Planilha do Excel utilizada para organizar ideias de um brainstorming
Fonte: HomePPT, online.

5. O Excel é para todos

Professores o usam quando precisam comparar a evolução de um aluno com seus colegas. O mesmo acontece com os empreendedores, quando estão considerando quais ofertas manter e quais aposentar. Assim como os cientistas, que querem descobrir a homogeneidade de um conjunto de dados.

Melhor ainda, ser excelente no Excel pode torná-lo a pessoa certa dentro de uma empresa. Quantos mudaram até mesmo de profissão a partir do domínio de planilhas eletrônicas e programas de escritório?

Concluindo

Podemos concluir que existem na verdade mil e uma utilidades para as planilhas eletrônicas. Lidar com dados e informação requer organização, e isso os programas de escritório trazem de sobra para o nosso dia a dia. A verdade é que você nunca sabe quando seu chefe ou um colega precisa de alguém com algum conhecimento do Excel para fazer uma “mágica” rápida ali no ambiente de trabalho. Afinal, por que essa pessoa não pode ser você?

Referências

MDE Inscrutture. Disponível em: < https://mde.instructure.com/courses/5567/assignments/1262822>. Acesso em 07 ago. 2020.

Impacta. Entenda a importância do Excel no mercado de trabalho. Disponível em: < https://www.homeppt.com/pt/articles/brainstorming-worksheet-template-for-excel-online.html>. Acesso em: 07 ago. 2020.


Por Daniel Brandão
Professor e Consultor em Dados e Sistemas

Deixar uma Resposta