fbpx
contato@institutoeidos.com.br

A importância da ABNT nos trabalhos acadêmicos

28 set 2018

A importância da ABNT nos trabalhos acadêmicos

Fonte Times ou Arial, tamanho 12, espaçamento de 1,5, recuo de 4cm para citações longas, entre outras regras. Você reconhece alguma delas? A maior parte das pessoas só se deparam com as normas técnicas para trabalhos acadêmicos quando ingressam no mundo do ensino superior, onde sua utilização é exigida pelos professores. Desta forma, te fazendo esquecer as capas chamativas e coloridas para os trabalhos que você costumava elaborar na escola.

De início é normal sentir um estranhamento sobre essas regras, parecendo algo difícil e de alta complexidade, porém, o grande segredo é que só basta um tempo fazendo uso delas para que você se acostume e se adapte. Como diria o ditado, “A prática leva a perfeição”. Podemos dizer aqui que esse é basicamente o mantra na utilização das normas.

Mas você deve se perguntar “Pra que serve essas normas na minha vida?” ou “No que isso influencia nos meus trabalhos?”. Calma, a existência delas é sim de grande importância e influenciam de forma direta na sua vida e na ciência.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi criada em 1940, com objetivo de padronizar a forma como diversos trabalhos são executados em diversas áreas do conhecimento dentro do território brasileiro, contribuindo no avanço e disseminação das produções científicas do país. Desta forma, qualquer trabalho produzido no meio acadêmico de caráter sério e científico precisa seguir esses padrões como forma de firmar sua legitimidade e seguir um certo padrão de qualidade.

Agora imagine se as normas não existissem, dando a todos a possibilidade de desenvolver suas produções científicas da forma como bem entenderem, gerando uma variedade de documentos com diversas tipologias de métodos, formatos e organizações de ideias. Desta forma, quais seriam os parâmetros utilizados para poder dar legitimidade, avaliar ou até mesmo recuperar essa variedade de formatos utilizados? Tornaria então impossível avaliar todos eles dentro dos mesmos parâmetros, dificultando também a circulação do conhecimento dentro da sociedade.

Desta forma, é possível destacar alguns pontos em que as normas da ABNT trazem vantagens em relação a produção científica.

  • Facilitar a recuperação;
  • Auxiliar no processo de identificação de plágios;
  • Avaliar a qualidade das pesquisas de forma igualitária;
  • Padronizar;
  • Dar credibilidade a pesquisa;
  • Auxiliar a circulação e troca de conhecimento no país.

Um outro fato interessante acerca da ABNT e a sua importância dentro do meio científico, é que ela segue o modelo da ISO (International Organization for Standardization), a qual foi criada após a segunda guerra mundial em 1947. Foi a partir da criação da ISO que o mundo pode ver a importância da normatização dos trabalhos científicos e a sua padronização, já que a mesma se tornou um modelo eficiente na troca de conhecimentos e tecnologias entre os países.

Porém, a ABNT também tem um papel importante dentro da ISO, já que ela faz parte do comitê da TMB (Technical Management Board), este órgão é o responsável pelas entidades normalizadoras ao redor do mundo, onde apenas 12 países fazem parte, sendo eles: China (SAC), Espanha (AENOR), Holanda (NEN), França (AFNOR), África do Sul (SABS), Alemanha (DIN), EUA (ANSI), Reino Unido (BSI), Japão (JISC), Canadá (SCC), Noruega (SN) e o Brasil (ABNT). Sendo de responsabilidade da TMB gerenciar o planejamento estratégico e o desempenho nas atividades técnicas ao redor do mundo.

Com base nisso, é possível reconhecer a importância da utilização das normas em meio às produções científicas, já que suas regras e métodos são imprescindíveis na disseminação e avanço científico em meio a sociedade, pois, a humanidade sempre necessitou da padronização como método de avanço na ciência. Dado que, foi através da observação de padrões que descobrimos a matemática, a linguagem e outros conhecimentos.

Flávia Alves Bezerra

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN). Vêm atuando com pesquisas relacionadas as novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

LinkedIn
E-mail: flaviaalves654@gmail.com

Deixar uma Resposta